Madtrat, há mais de 26 anos no mercado, atendemos à diversos segmentos.

Indústria Madtrat e Montana Química - Uma parceria de mais de 20 anos na luta contra insetos

Soluções, prevenção e durabilidade da madeira

Não! Nós não somos uma empresa de inseticidas! Bom, na verdade também somos, mas não é só isso! Isso nem é exatamente tudo o que fazemos... Enfim, calma!
Esta matéria vai te explicar direitinho o que fazemos e porque somos parceiros da Montana Química a mais de vinte anos na luta contra os insetos, ok?

Todos nós sabemos que mobílias, projetos arquitetônicos, pontes, playgrounds, escadas, todos eles podem ser construídos com madeira! Além de elegantes e sofisticados, também são altamente duráveis.

Mas o que todo mundo esquece na hora de criar o seu projeto ou comprar a sua mobília em madeira é: o ataque de insetos pode acabar com todo o seu investimento! (Estamos chegando lá).

Para entendermos um pouco mais sobre a ação dos insetos, separamos alguns fragmentos da matéria publicada pela bióloga da Montana Química, Mariluz Fernandez Natale:

“O maior erro quando o assunto é o ataque de insetos à madeira, é a falta de preservação.

Para prevenir corretamente, porém, é preciso conhecer o “inimigo”. Vamos falar dos dois mais conhecidos insetos xilófagos (que comem madeira): os cupins e as brocas.

Os Cupins

Os cupins são insetos da ordem isoptera e podem ser divididos em três tipos: os de madeira seca, os de solo e os arborícolas. Os dois primeiros tipos são os que mais costumam atacar madeiras de nossas casas.

A época de reprodução dos cupins ocorre em setembro, quando há a nevoada dos cupins alados. Quando se reproduzem, escolhem uma madeira para formar sua colônia. A colônia é capaz de causar danos estruturais consideráveis a um móvel em um período de seis meses. E o pior, de forma oculta. Como os cupins são insetos sensíveis à luz e desidratam muito rápido, é raro vê-los andando pela parede. Por isso, quando são detectados, muitas vezes o móvel já está condenado. A detecção pode ser feita observando o resíduo deixado pelos insetos e pequenos furos, ou batendo na madeira para sentir se está oca.

Já os cupins de solo vão até a madeira para se alimentar. A detecção costuma ser menos difícil porque, além dos danos à madeira, costumam deixar um rastro de terra e umidade por onde passam. Esses caminhos podem estar dentro da parede, até mesmo em conduítes.

As brocas

As brocas são insetos de ordem coleóptera. São individuais e não sociais, como os cupins. Mas as especiais xilófagas podem danificar a madeira de forma tão grave quanto os cupins. Têm um ciclo de vida parecido ao da borboleta: ovo, larva, casulo e inseto adulto (reprodutor). Estes insetos se reproduzem durante todo o ano.

É a larva que come a madeira. Como vários ovos são botados em um mesmo local, as larvas vão formando túneis na madeira que chegam a ter mais de um centímetro de diâmetro. O resíduo é em forma de pó: parece um talco marrom.

Devido ao ciclo reprodutor da broca, se uma madeira é tratada enquanto a broca está na forma de casulo, o inseto acaba sobrevivendo. Ele pode completar o ciclo quando a madeira já está instalada, mas não vai reinfestar aquela madeira porque ela está tratada. Já na forma de larva, o inseto é morto completamente pela química ou pela pressão da autoclave”.

E é neste momento que nossa parceria entra em campo! A preservação da madeira se dá em três fases, sendo que a primeira delas é realizada pela nossa parceira Montana Química!

A preservação primária ocorre antes do tratamento químico, quando a madeira ainda está verde, recém-serrada ou em toras. Além da secagem e proteção corretas, é usado tratamento inseticida profilático, como o Osmose CP 50, da Montana Química.

A prevenção secundária fica por conta da Indústria Madtrat!  É o tratamento químico em autoclave, do qual se destacam o CCA Osmose K33 e o CCBMOQOX50.

Já a preservação terciária é a que o responsável é o consumidor final, com métodos preventivos e curativos. Neste seguimento destacam-se produtos como o Pentox, o Isolare e o Osmocolor.

Além disso, nossa parceria ajuda clientes a identificar possíveis ataques à madeira e indica produtos para auxiliar na prevenção e combate aos insetos xilófagos, por meio de canais variados!

Matriz

Av. Américo Roder, 1565 - D. I. Michiyoshi Suzuki