Madtrat, há mais de 26 anos no mercado, atendemos à diversos segmentos.

8 MOTIVOS QUE VÃO FAZER VOCÊ MUDAR DE IDEIA EM RELAÇÃO AO TRATAMENTO DA MADEIRA

Opa! Tudo bem com você?

Por algum momento você imaginou que citaríamos 8 características negativas da madeira tratada, né? Pois é! Só que, NÃO!

A muitos anos nós atuamos nesta área, desde o cultivo do eucalipto até o tratamento da madeira, estamos no mercado, tempo suficiente para afirmar com toda a certeza, que a madeira tratada continua sendo a melhor solução para projetos arquitetônicos e afins.  Dentre os principais benefícios obtidos através do tratamento da madeira, estão: maior durabilidade da madeira, resistência a deterioração, sustentabilidade na produção e melhor custo-benefício!

Para que o nosso trabalho seja impecável contamos com parceiros de longa data, como por exemplo a Montana Química, uma multinacional brasileira com unidades de negócios em diversos países sul-americanos, que investe sistematicamente no desenvolvimento de tecnologia e geração de produtos inovadores, eficazes na proteção e acabamento para madeiras.

A Montana Química oferece uma ampla linha para o tratamento químico de madeiras, e as melhores soluções em acabamentos, com qualidade comprovada no mercado nacional e internacional há várias décadas.

Para exemplificar um pouco mais sobre as vantagens e benefícios da madeira tratada, o pesquisador químico da Montana, Jackson Vidal, separou 8 motivos que vão fazer você pensar duas vezes na hora de escolher a matéria prima para o seu projeto.

1 Prevenção contra agentes biológicos

O tratamento químico com Osmose K33 C e MOQ OX50 protege a madeira contra o ataque de insetos xilófagos (que se alimentam de madeira) e contra a ação de fungos apodrecedores.
Os agentes xilófagos degradam de modo definitivo a madeira não tratada, comprometendo sua estrutura em um curto espaço de tempo ou até em meses.

2 Estabilidade dimensional

A presença do cromo na madeira tratada quimicamente, oferece uma característica importante: maior resistência às intempéries. Isso se traduz em menos trincas, fendilhamento, degradação superficial, ou seja, penetração de água no interior da madeira e proteção superficial aos raios UV.

3 Contato com o solo

A madeira tratada pode ser usada em contato direto com o solo, na construção civil, postes, cercas, entre outras aplicações. A madeira sem tratamento, em contato com o solo degrada-se de forma rápida: em média, de um a dois anos.

4 Lixiviação inexpressiva

Devido à baixíssima solubilidade dos ingredientes ativos presentes no Osmose K33 C e MPQ OX50, as madeiras tratadas quando em contato direto com o solo ou umidade, apresentam lixiviação irrelevante (liberação de ativos), o que garante a alta durabilidade e desempenho das madeiras tratadas com estes produtos.

5 Proteção ao acabamento

Do ponto de vista do acabamento, a madeira tratada oferece maior durabilidade aos acabamentos (Osmocolor, Vernizes Montana) em relação as madeiras sem tratamento. O metal cromo presente nos preservativos pode atuar como um filtro solar. Portanto, o tratamento químico é mais favorável à manutenção do filme e expõe menos a madeira ao efeito danoso das intempéries.

6 Durabilidade

As vantagens acima descritas resultam na maior durabilidade da madeira tratada em relação à madeira não tratada. Pode-se dizer que essa durabilidade reflete em um ganho de anos, ou mesmo décadas, sobre uma madeira não tratada.

7 Custo-Benefício

Financeiramente, a madeira tratada também é vantajosa. O fato de durar mais e de proporcionar maior durabilidade também ao acabamento, evita a maior frequência de reaplicações de acabamentos e permite manutenções mais esparsas, resultando em menores gastos.

8 Sustentabilidade

Ao privilegiar o uso da madeira tratada, que necessariamente tem origem nos reflorestamentos, mantêm-se intactas as florestas nativas. Quanto mais madeira tratada é consumida pelo mercado, na outra ponta da cadeia mais árvores são plantadas. É um processo altamente sustentável, que repõe à natureza mais do que se tira dela.

Matriz

Av. Américo Roder, 1565 - D. I. Michiyoshi Suzuki